Especialidades

Home /
Especialidades /
Terapia Craniossacral

Terapia CranioSacral (TCS)

É uma abordagem prática e suave que libera tensões profundas no corpo, aliviando dores, disfunções orgânicas e desconfortos emocionais. Melhora a saúde e o desempenho de todo o corpo. A terapia foi desenvolvida pelo médico osteopata John E. Upledger após testes clínicos e pesquisas na Michigan State University, onde atuou como professor de biomecânica.

 

Usando um toque suave, que geralmente não é superior a 5 gramas, os profissionais liberam restrições nos tecidos moles que circundam o sistema nervoso central. A TCS é cada vez mais usada como medida preventiva de saúde por sua capacidade de aumentar a resistência às doenças.

 

Ao normalizar o ambiente ao redor do cérebro e da medula espinhal, é possível melhorar a capacidade do corpo de autocorreção.A Terapia CranioSacral é capaz de aliviar uma grande variedade de disfunções, como por exemplo traumas físicos ou emocionais, dores crônicas e lesões esportivas até derrame e comprometimento neurológico.

O valor terapêutico da Terapia CranioSacral

Todos nós conhecemos e sentimos os ritmos respiratório e cardiovascular. O médico osteopata e pesquisador John Upledger, D.O., O.M.M. descobriu, há mais de 35 anos, um ritmo de outro sistema corporal, o Ritmo Craniossacral e Sistema Craniossacral respectivamente. O Sistema Craniossacral se estende desde os ossos do crânio, face e boca, até o sacro e é constituído pelas membranas e fluído cerebroespinhais com função de envolver e proteger o cérebro e a medula. Vários fatores externos ou internos como traumas físicos, traumas emocionais, doenças, cirurgias, uso de psicotrópicos, estilo de vida, padrões comportamentais, dificuldades emocionais etc., podem causar um desequilíbrio ou restrição no sistema e prejudicar o desenvolvimento e o adequado desempenho do cérebro e da medula. A consequência podem ser problemas sensoriais, motores ou neurológicos, que podem levar a vários distúrbios como dor crônica, problemas digestivos, problemas oculares, auditivos, dificuldades de coordenação motora, dificuldade de aprendizado, de atenção, transtornos psiquiátricos e tantos outros desafios à saúde.

Um pouco de história da Terapia CranioSacral

Dr. John Upledger incorporou e refinou as técnicas do médico osteopata Dr. William Sutherland que, no início do século observou o crânio e constatou que não era uma estrutura rígida como a classe médica sustentava, mas uma estrutura que permite movimento dos ossos cranianos. Aprimorou esse conceito e desenvolveu um sistema de exame e tratamento chamado Osteopatia Craniana. Em 1970, Dr. John Upledger participou de uma cirurgia na coluna cervical e observou pela primeira vez o Ritmo Craniossacral, algo inédito e desconhecido pela comunidade médica e científica. Uniu as ideias de Sutherland à sua descoberta e ao seu conhecimento médico e compreendeu o funcionamento do sistema hidráulico, composto por membranas e o fluído cerebroespinhal, encerrado no crânio e no canal da coluna espinhal. Nasceu assim o Sistema Craniossacral.

Quais os problemas que podem ser tratados pela Terapia CranioSacral

Contato

Agende sua Consulta

Entre em contato conosco e agende uma consulta!

Copyright © Clínica Ketter 2023. Todos os direitos reservados.